domingo, 5 de junho de 2022

A cultura coach chega à escola pública

O universo coach domina as redes sociais e faz parte da vida de muitas pessoas. Tem coach que ensina a ser magro, saudável, feliz, realizado profissionalmente... Que promete transformar a vida afetiva e sexual, renovar a autoestima e transformar a vida dos seguidores. Era evidente que, mais cedo ou mais tarde, a cultura coach, com seu discurso afinado com empreendedorismo, força de vontade e engajamento, chegaria à escola pública. O que surpreende é que tenha acontecido por vias institucionais- através de um projeto abraçado pela Secretaria de Educação do RS.

Na quarta edição do evento "Crie o impossível", cerca de 300 escolas gaúchas e mais de 10 mil alunos conheceram trajetórias inspiradoras, como por exemplo, a história da cientista Jaqueline Goés, responsável por liderar o sequenciamento do DNA do vírus da Covid 19, no Brasil. No entanto, tal exemplo, mais voltado para uma formação "tradicional" e acadêmica, ficou diluído num universo bastante diverso (diria, controverso) de "sucessos" profissionais. Influenciadores digitais, tiktokers e empreendedores foram presença maciça no evento. Bianca Rosa, mais conhecida como Boca Rosa, ex-BBB, foi exaltada como exemplo de empreendedorismo e abordou a importância do marketing para angariar seguidores. Aliás, quase que no mesmo dia circulou pelo Twitter uma imagem com uma "receita" da influencer para fazer sucesso. Um roteiro básico de como vender sua imagem no Instagram:


É curioso que a Seduc promova tal evento. Remete ao conceito da sociedade do espetáculo, criado por Guy Debord, definido como o conjunto de relações sociais mediadas pelas imagens. E é isso que os Influenciadores digitais, empreendedores e coachs  fazem. Eles pululam nas redes sociais, vendendo cursos, prometendo sucesso instantâneo e a resolução de problemas financeiros, emocionais e amorosos com fórmulas prontas- e, no mínimo, duvidosas. Talvez o maior mérito de tais profissionais esteja, justamente, em saber vender sua imagem, criar uma ilusão desejada e consumida pelo público. São mestres da aparência. No próprio portal da Seduc é possível ler: "oportunizar aos jovens o acesso a uma educação empreendedora, protagonista e empoderada." Frase tão vaga e vazia quanto os ensinamentos da cultura coach.

Enfim, depois das aprendizagens e oportunidades proporcionadas por eventos nesse formato, talvez possamos nos deparar com currículos que ensinem:

-Como aumentar suas chances de ser selecionado para o próximo BBB.

-As melhores dancinhas do TikTok para ganhar seguidores.

-Como ser um cientista sem laboratório.

- Manual para selfies engajadas e empoderadas.

-Conquiste seu primeiro milhão vendendo bolo de pote.

-Física quântica e inteligência emocional: um guia.

 Baita revolução na educação.

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