domingo, 22 de setembro de 2013

Por que um escritor escreve?



          Alguém um dia afirmou que todos deveriam, durante sua vida, ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. Grande parte dos mortais consegue realizar os dois primeiros feitos. O último deles restringe-se aos escritores. Em tempos de internet, muitos se dizem autores e publicam livremente suas obras: livros, poemas, músicas, artigos, crônicas...Não cabe discutir a qualidade do que circula por aí. Mas o que faz alguém ter o impulso de expressar palavras escrevendo-as?
          O verdadeiro escritor, ou autor, é aquele que escreve por necessidade, pois se não o fizer, acaba sufocado pelo não escrito. As palavras transcendem a própria existência do escritor, elas exigem tomar forma, sair, libertar-se. O autor é livre quando consegue libertar suas palavras.
        Podemos perceber principalmente nos poetas essa necessidade. A poesia serve para quê? Nada além de expressar e comunicar o sentimento e a vida através de palavras. Ela não quer ensinar algo, informar ou instruir. Apenas leva o leitor, a cada verso, a sentir.
         Nos versos de Walt Withman:
“Esta manhã, antes do alvorecer, subi numa colina para admirar o céu povoado.
E disse à minha alma: Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?
E minha alma disse: Não, uma vez alcançados esses mundos prosseguiremos no caminho.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...