segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Saberes da escola e saberes da vida



Escola A – A professora passa no quadro a definição de bilhete (tipo de texto) para que os alunos copiem. Alguém bate à porta. É a coordenadora da escola que distribui avisos aos pais dos alunos sobre determinada reunião. Os alunos começam a ler e a questionar a professora sobre o bilhete distribuído. “Quem tem que vir profe?”; “Quando é a reunião?”; “Não tem aula amanhã profe?”. A professora, irritada com a interrupção da aula, pede que todos guardem os papéis e esclareçam suas dúvidas em casa, lendo o aviso com os pais, e continuem copiando a definição do que é um bilhete.

Escola B – Os alunos, após resolverem várias adições em seus cadernos, recebem outra tarefa. A professora distribui cédulas de reais de brinquedo para cada um e pede que anotem no caderno a quantia total. Vendo que muitos alunos não sabiam, a professora explica: “Uma nota de 50 reais, mais uma nota de 20 reais, mais duas notas de 10 reais”. Coloca o cálculo no quadro, mostrando como resolver. Alguns alunos perguntam: “Mas então é a mesma coisa que estávamos fazendo antes?” Perplexa, a professora percebe o quanto aqueles cálculos isolados, desvinculados de uma situação real, eram sem significado para seus alunos, e decide dali em diante trabalhar a Matemática através de situações reais, do dia-a-dia das crianças.

Qual a principal diferença entre a professora da escola A e a professora da escola B?

A professora da escola A não percebeu que, durante a leitura dos avisos (que constituem um tipo de bilhete), poderia ter aproveitado a situação para explorar o texto real que era distribuído aos seus alunos. Essa situação é um exemplo de como o saber escolar pode apresentar-se totalmente desvinculado do saber da vida.

Já a professora da escola B relacionou os dois saberes (cálculos isolados, sem ligação com situações cotidianas, e o cálculo feito para somar o dinheiro) e percebeu que, ao fazer isso, a matemática tornou-se significativa para seus alunos.

Deixo que Paulo Freire responda sobre a diferença entre as duas professoras:

"Crescer como profissional significa ir localizando- se no tempo e nas circunstâncias em que vivemos, para chegarmos a ser um ser verdadeiramente capaz de criar e transformar a realidade em conjunto com os nossos semelhantes para o alcance de nossos objetivos como profissionais da Educação".
(Paulo Freire)

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