sábado, 15 de abril de 2017

Escrever com estilo





         "I've got a little black book with my poems in"
         "Eu tenho um pequeno livro preto com meus poemas"

        Na letra da música do Pink Floyd, "Nobody Home", há uma referência a um possível caderno Moleskine. Esses cadernos são de uma marca italiana, segundo texto retirado do site da marca:

"Tudo começou há muitos anos, com um objeto preto, pequeno o suficiente para se colocar no bolso, o produto de uma grande tradição.
Na verdade, o caderno Moleskine é herdeiro e sucessor do lendário caderno usado por artistas e pensadores dos últimos dois séculos: entre eles Vincent van Gogh, Pablo Picasso, Ernest Hemingway e Bruce Chatwin. Um simples retângulo preto com bordas arredondadas, um marca-página de elástico e um compartimento interno expansível: um objeto sem nome, com perfeição e personalidade de sobra, fabricado por mais de um século por uma pequena empresa de encadernação francesa que abastecia as papelarias de Paris, onde artistas e escritores de vanguarda de todo o mundo os procuravam e compravam. Companheiro de viagem fiel e conveniente, o caderno preto continha desenhos, anotações, histórias e ideias que se tornariam pinturas famosas ou páginas de livros adorados."

Fonte: http://www.moleskine.com/br/moleskine-world

   Descobri sobre esses lendários cadernos lendo o livro de Stephen King, "Achados e perdidos". Imediatamente interessei-me por eles. Há muitas outras referências no cinema:

- No filme Indiana Jones e a Última Cruzada, o pai do personagem principal, Prof. Henry Jones, mantém as suas anotações de pesquisa num Moleskine.

 -  O famoso caderno de notas é mostrado em cenas de "Magnólia" e de "O talentoso Ripley".

- No filme "From Hell" (2001), o inspetor interpretado por Johnny Deep utiliza um Moleskine para fazer anotações sobre os assassinatos cometidos por Jack, o Estripador.

        Eu escolhi um Moleskine para iniciar meu novo livro, apontamentos, anotações e cronologia dos personagens. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...