quarta-feira, 13 de setembro de 2017

O novo iPhone e o velho blusão



A Apple anunciou seu novo lançamento, o iPhone X, uma edição comemorativa para o décimo aniversário da linha, com novo design e a promessa de recursos incríveis, como uma super câmera e a tal "realidade aumentada". Logo veremos longas filas dos consumidores fiéis à marca, que é quase uma religião, esperando para comprar seus novos dispositivos. No entanto, como acontece também com outras marcas e produtos, as modificações ou os recursos incríveis prometidos quase sempre são uma jogada de marketing para vender praticamente a mesma mercadoria por um preço bem salgado. 

Isso me levou de volta ao passado e me fez recordar um fato que marcou minha infância, há uns trinta anos. Eu tinha uma colega bem humilde, que morava numa casa antiga, toda em madeira, com a pintura azul esmaecida e descascada pela ação do tempo. A menina passava o inverno inteiro usando o mesmo blusão de lã, tricotado à mão, de uma cor verde com alguns detalhes que a memória não alcança. Eu ficava me perguntando se a peça era lavada. Como conseguiriam lavar e secar aquela roupa de um dia para o outro? Talvez estendessem perto do fogão à lenha para acelerar o processo. 

Certa manhã, minha amiga apareceu sem o blusão. Não lembro que outra roupa ela usava, mas recordo do alívio de vê-la vestindo algo diferente. Vai ver os pais se deram conta que o velho blusão era, de fato, muito velho.

Mas, alguns dias depois, fui até a casa dessa amiga para visitá-la. Estávamos as duas na sala, batendo papo, e a mãe dela chegou com um pacote. A menina logo perguntou:
- O que é mãe?
- É o seu blusão!

 E lá estava a peça de roupa esverdeada, agora refeita e com um novo desenho na frente. A mãe levou para alguém desmanchar e fazer novamente. Eu não podia acreditar na felicidade da menina, abraçando a peça, dando pulos e gritinhos de alegria. Por um blusão velho com cara de novo.

Não estou aqui querendo fazer uma comparação entre o novo iPhone e o blusão velho. Não quero dizer que o iPhone X é o velho com aparência de novo. O que me levou à reflexão foi a felicidade que veio da simplicidade da minha antiga amiga. A satisfação por ter novamente seu blusão refeito. Aí sim, é exatamente o oposto do que ocorre hoje em dia. Nós buscamos satisfação na complexidade e no inédito, recorrendo ao consumismo. Sim, é um clichê, a tal vida vazia cheia de objetos inúteis e totalmente dispensáveis. Acontece que, ao longo da minha vida, experimentei muitas vezes a satisfação verdadeira, aquela que vem das coisas mais simples (outro clichê, desculpem). Mas é assim. Um novo corte de cabelo, usar batom vermelho como não usava há muito tempo, perceber que a pessoa com quem convive por mais de duas décadas pode te surpreender ainda, e positivamente... Reler aquele livro que te marcou na adolescência, e notar o quanto ele ainda significa para você. Escutar aquela música que ama, mas numa nova versão. Descobrir que teu filho tem um senso de humor característico. Que outro filho aprende com uma facilidade incrível. Acertar aquela famosa receita que a tua mãe fazia. São coisas simples, mas que satisfazem, não dependem de marketing, e, o melhor, você quase nunca precisará entrar numa fila para que elas aconteçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...