quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Feira do Livro (Para quem pode)


         Sou professora da rede estadual de ensino. Também adoro ler. Este ano vislumbrei a possibilidade de participar, juntamente com meus alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental, da Feira do Livro promovida pelo governo municipal. Essa seria a chance das crianças conhecerem a escritora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, autora de muitos livros infantis, entre eles os que integram a coleção "O mundinho".
        Pois bem. Realizamos, em sala de aula, durante quase dois meses, muitas leituras, não só dos livros da referida autora, mas também pesquisamos a biografia dela. Confeccionamos trabalhos artísticos baseados nas técnicas que ela utiliza para ilustrar suas criações. Os alunos ficaram entusiasmados e contavam os dias para conhecer a autora de perto, interagir e até mesmo conseguir autógrafos. 
        A direção da escola entrou em contato com os organizadores do evento e obteve a informação de que estariam à disposição do público 500 lugares, sem necessidade de agendamento ou reservas. O próprio material de divulgação da feira informava: "06/11 - quarta-feira - 10h e 14h - Encontro com a autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen". Não havia nenhuma limitação de público expressa nesse material de divulgação. 
       Pois bem, chegado o dia, tomamos conhecimento de que o encontro com a escritora seria apenas para alunos de escolas municipais. Outras escolas, estaduais e particulares, tentaram participar mas não conseguiram. Ou seja, o município organiza uma feira do livro, convida uma autora relevante no cenário da literatura infantil do país, e simplesmente faz uma seleção do público, negando uma oportunidade única aos pequenos leitores que não puderam participar.
       Cabe salientar: as crianças impedidas de participar do encontro com Ingrid são cidadãs lagoenses, filhas de pessoas que pagam impostos ao município, sem distinção.
       Portanto, sugiro que na próxima feira, caso ocorra uma separação entre quem deve e quem não deve participar, que fique claro, estabelecido. E seja divulgado com antecedência. Isso evitaria muitas decepções e frustrações. Afinal, parece que a Feira do Livro desse ano é um evento para quem pode, não para quem quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...