sexta-feira, 25 de julho de 2014

O melhor presente que uma criança pode ganhar



                No dia 26 de julho comemora-se o Dia da Avó. Não é uma data muito lembrada. Uma pena, pois as avós merecem todo o nosso carinho e respeito sempre. Costumo dizer que meus dois filhos são muito sortudos por terem nascido e crescido com o carinho e presença de duas mulheres extraordinárias.
            Dizem que amor de avó estraga porque é demais. Amor em exagero não faz mal nenhum. Pelo contrário, ajuda a criar crianças felizes. Esse sentimento inicia antes mesmo do nascimento dos netos: a preparação de cada detalhe, a expectativa, as preocupações. Depois, essas senhoras não medem esforços para ajudar em tudo. Minha mãe, já com seus setenta e poucos anos, saía de casa todas as tardes, subia vários andares para chegar ao meu apartamento, durante semanas, para banhar o bebê que eu, mãe insegura e inexperiente, temia afogar na banheira. Ou então a sogra, que segurava corajosamente uma mamadeira e tentava alimentar o neto ( que só queria saber de peito), enquanto eu assistia às aulas na faculdade.
           Santo de casa não faz milagre? Pois as avós fazem! É aquele truque infalível, a receitinha caseira, o segredo aprendido com outras mulheres tão ou mais sábias que elas: o paninho quente na barriga para aliviar cólica, o cafuné no pescoço que faz aquela criaturinha que chorou a noite toda pegar no sono e dormir por três ou quatro horas seguidas... Que alívio!
          Há quem diga que não existe lugar melhor que nosso lar. Existe: a casa da avó. Ou, mais especificamente, a cozinha dela, de onde saem aromas que o olfato jamais esquecerá. E o gostinho caseiro do amor verdadeiro, que também nos acompanhará vida afora, com aquela nostalgia, uma saudade eterna, das tardes mais felizes de nossa infância... Ou da infância dos nossos filhos, caso sejam presenteados pela vida com esses seres fantásticos que são as avós. Vida longa para todas elas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...